quarta-feira, 15 de abril de 2009

Aprendizagem

Aprendizagem: tecnologia
Estarei relatando sobre esta aprendizagem que se faz constante no meu dia-a-dia, pois continuo aprendendo e aprimorando.
Aprendi a como utilizar a tecnologia na prática, usufruindo de todos os recursos que a mesma dispõe. Fiz um curso de Informática, há bastante tempo atrás, mas não tinha computador e aceso à internet, também a utilização dos conhecimentos passados no curso não se aplicava na minha vida prática, portanto não tinha um verdadeiro significado, pois isso não fazia parte da minha vivencia.
Após entrar no Curso de pedagogia à distância, saber usar a tecnologia passou a ser uma necessidade diária, precisei assimilar e acomodar conhecimentos, tendo que me apropriar dos mesmos. Este aprendizado é uma construção continua que teve auxilio de mais pessoas como os professores, tutores, amigos e colegas que contribuíram para meu crescimento compartilhando os seus conhecimentos comigo. Esta aprendizagem se deu nos mais diferenciados ambientes, na casa, escola, faculdade...Depois já ter conseguido certa intimidade com tecnologia, passei a explorá-la, mexendo no computador sem medo de estragar alguma coisa, mexendo para aprender mais, essa aprendizagem também trouxe outros conhecimentos além da tecnologia, pois elevou mais minha autoestima, facilitou também na minha prática docente.
Segundo Becker o construtivismo é “uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos”. (p.02). Com isso vejo a importância de aprendermos algo significativo, algo construído com sentido. Para uma efetiva aprendizagem é preciso que ocorra a ação do sujeito sobre o objeto em estudo, colocando prática e teoria lado a lado, foi preciso estabelecer relações para que aprendizagem ocorresse. Perceber uma aprendizagem realmente significativa e efetiva acontece a interação do interno com externo fazendo relação do que já temos como conhecimento.. Como já mencionei continuo aprendendo sempre, pois nunca sabemos tudo e no mundo da tecnologia sempre temos novidades
BECKER, Fernando. O que é construtivismo?

4 comentários:

Patricia Grasel disse...

Sou a Patrícia Grasel, passei por aqui para deixar registrado que estarei acompanhando suas aprendizagens.
Me coloco à disposição para aprendermos juntas ;o)

Um beijoão!

Patricia Grasel disse...

Aline querida,

Sou uma estudiosa da área de tecnologias educacionais e ler sua postagem para mim foi uma oportunidade ímpar. O uso das tecnologias está presente na sociedade, mas não é nada fácil dar início ao trabalho docente com elas, mas ao mesmo tempo é imensamente recompensador o professor aceitar o desafio de explorar as tecnologias como recurso em sua prática pedagógica. Realmente Piaget adoraria ver esse processo de assimilação e acomodação dos usos das tecnologias pelos educadores. É assim que aprendemos, construindo relações entre o que já sabemos e o que estamos descobrindo.

Um forte abraços...
P@ty Grasel

Unknown disse...

Aline: o construtivismo, diferente de outras concepções teóricas, leva em conta tanto os aspectos internos quanto os externos nas aprendizagens. É importante analisar as próprias aprendizagens para entender como podemos promover a aprendizagem de nossos alunos.Um abraço. Profª Tania Marques

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.