segunda-feira, 30 de junho de 2008

Aprendendo com a troca

Destaco minha participação no fórum de estudos sociais como uma aprendizagem muito significativa.
Oi pessoal! Li algumas postagens e percebi o quanto este fórum está sendo rico, discutindo diversos enfoques.
Temos que seguir um currículo programado no ensino dos estudos sociais, porém percebo ao ler as postagens do fórum que isso ocorre, mas não apenas cruamente, trabalhamos este currículo relacionando com a realidade de nossos alunos e muitas vezes procurando trazer outras realidades a estes alunos. Como muitas colegas colocaram a relação da família com escola é parte pertinente para o processo de ensino aprendizagem e para que isso ocorra com mais sucesso é preciso ter a família como aliada da escola em uma relação de parceria. Sendo que a família é o primeiro ambiente social na vida das crianças.
Este ano estou trabalhando com turmas multisseriada terceira e quarta série e estou gostando muito desta parte de estudos sociais. Após a leitura do livro Teoria e prática, aprimorei mais ainda minha prática, pois o livro traz exemplo de situações que são vivenciadas no cotidiano das crianças. Estou trabalhando bastante com mapas, gráficos... Atividades que envolvam a realidade dos alunos, eu que tinha pavor de história e geografia, pois não fui feliz na minha formação, tinha somente que responder intermináveis questionários , tudo muito fora da nossa realidade. Penso que devemos trabalhar o currículo que vem exigido em nossos planos de trabalhos, mas é preciso contextualizá-los relacioná-los as vivencias e realidades de nossos alunos. Estou realizando semanalmente com os alunos leitura de uma reportagem do jornal, escolhida por eles, depois eles têm que apresentar esta reportagem relacionando local, data, também procuramos a localização geográfica do local onde ocorreu o fato... Estou procurando deselvover minha prática pedagógica de forma a colocar em meus alunos como seres sociais, trabalhando os conteúdos necessários, mas também com temas atuais fatos recentes, comparando situações e realidade com revistas jornais pesquisa com próprios alunos e acredito ser essa mudança no currículo, pois teoria e prática funcionam quando aliadas. Como vou exigir de meus alunos certos conhecimentos geográficos, se os mesmos ainda tem dificuldade para localizar dentro de sua própria cidade. Ai mais uma vez reforço a necessidade de sempre levarmos em conta aquilo que a realidade nos da no momento para mudarmos conceitos. Como o aluno da professora Simone que não demonstrou interesse no momento em que apresentou o mapa, porém temos que existir em trabalhos que muitas vezes não parece fácil, mas que traz muitos resultados no futuro.

2 comentários:

Cris Lemos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cris Lemos disse...

Oi Aline!
O fórum é um espaço privilegiado mesmo! Através dele interagimos com nossos colegas, trocando impressões, mas, principalmente, paramos para refletir e nos posicionar. Sua postagem é representativa de suas aprendizagens! Um abraço, Cris Lemos - tutora SL