segunda-feira, 5 de abril de 2010

2010! Desafios e expectativas.

Iniciar o estágio é um grande desafio, pois é hora de colocar em prática tudo que aprendi durante o Pead/UFRGS.
Segundo Freire, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. É com este intuito que quero realizar meu trabalho. Minha prática será em uma turma de Educação Especial. Trabalho com esta modalidade deste 2004, sou professora titular nesta turma. Alunos com Deficiência Mental, esta classe está inserida em escola regular. Onde sou unidocente, a qual já existe a muitos anos nesta escola, eram três classes, mas hoje só temos uma, em 2008 foram fechadas às outras duas por determinação da Secretaria de Educação. Todos os alunos atendidos têm diagnóstico médico. Este ano atendo alunos na faixa etária dos 7 aos 15 anos. Os alunos que tenho estão sendo atendidos somente por mim, pois já tive alunos que recebiam atendimento paralelo do Projeto da APAE em contra turno. Alguns dos alunos que tenho necessitariam estar neste projeto e receber também o auxílio dos profissionais, porém este ano a APAE não dispõem de vagas. O objetivo desta classe é preparar o aluno para voltar para o ensino regular. O trabalho com alunos com necessidades educativas especiais é um trabalho ímpar, pois a cada dia os alunos nos surpreendem, mostrando suas capacidades, suas dificuldades, assim como ocorre nas classes regulares. Também é preciso ter muita paciência, pois os progressos são lentos e cada avanço é uma vitória. Acredito que esta é uma das coisas que diferencia a classe regular da especial, o saber valorizar os mínimos avanços apresentados. É necessário prestar atenção nas diferenças e isso se difere no trabalho, ainda mais no trabalho com os alunos especiais. Não podemos fragmentar as crianças, é preciso enxergá-los como seres únicos, sem comparações, a não ser com eles mesmos. Procuro realizar um trabalho que realmente tenha significado pra mim e para meus alunos. Busco trabalhar para que os conhecimentos sejam relacionados com suas vivências e significativos.
A cada dia que passa me emociono com meus alunos e vejo que todos têm capacidades de realizar, de fazer, de sentir, de aprender... Basta saber respeitar o tempo de cada um. Tenho muitas expectativas para este início, e muitas incertezas também. Como será? Planos de aula postados? Relatos diários?... Tenho 10 alunos na classe e uma diversidade imensa, realmente terei que aprender! A turma não é fácil!!!São agitados, necessitam de auxílio constante. Nem todos conseguem manter suas coisa e sala organizada, mas também são alegres participativos. Adoram jogos.
Estamos aprendendo o tempo todo, procuro mostrar para meus alunos a importância de aprender e para que aprender. Espero conseguir algumas mudanças, avanços em muitos sentidos a serem trabalhados com estas crianças. Tenho muitas expectativas, quero conseguir realizar algumas metas. E este será o meu grande desafio!

Nenhum comentário: