segunda-feira, 19 de abril de 2010

Refletindo a prática

Para Freire, a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar.
Reflexão! Essa foi a palavra chave neste início do estágio. Não que isso não ocorresse antes, mas agora tem outro sabor. “Sabor de Estágio”O que fazer? Para quem fazer? Por que fazer? Mesmo atuando em sala de aula a mais de dez anos, a palavra “estágio” traz muitos outros questionamentos a tona. Durante a elaboração das atividades, e da atuação da prática pedagógica está semana, pensei avaliei e reavaliei minha própria prática pedagógica. Temos muita dificuldade para nos colocarmos no lugar do outro. Estou me colocando no lugar dos meus alunos quando são avaliados.
Segundo Lorenzoni, “A avaliação há de ser auto-avaliação para o aluno, instrumento de diagnóstico para o professor e constatação da trajetória do processo educativo da escola, para definir com objetividade e racionalidade deste mesmo processo de trabalho, com vistas a uma produtividade que se deseja em termos de uma certa qualidade”
Segundo Piaget, o ensino em todos os níveis da educação precisa ser fundamentado na atividade do aluno. Os conceitos não podem ser eficazmente ensinados ( aprendidos) através de métodos verbais somente, mas que a criança tenha permissão para realizar a sua própria aprendizagem.
Procurei durante esta semana desenvolver as atividades com meus alunos visando respeitar o ritmo de cada um. Dessa maneira alguns alunos não realizam todas as atividades propostas para o dia, mas as que realizam são bem feitas. Priorizo a participação de todos nos jogos e trabalhos coletivos, buscando a formação de sujeitos competentes ,capazes de abordar situações complexas. E disso faz parte as construções e aprendizados. A aprendizagem é um processo no qual passamos por várias etapas na construção de uma noção.Dentro de uma abordagens construtivista o erro não é temido.Piaget dá-se conta da importância do erro no desenvolvimento. Quantas vezes não nos damos conta da dificuldade do aluno e ficamos incomodados. O importante é aprender para compreender melhor o mundo.

Dolle, Jean Marie. Para compreender Jean Piaget. Rio de Janeiro.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
LORENZonI, Luciana Maria. Considerações sobre avaliação do ensino-aprendizado. Educação, Porto alegre,12(16):17-25,1989.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Aline querida,

Primeiramente quero te parabenizar pela sua postagem, que tras reflexões embasadas em autores e incluí esses autores como referência no final da postagem. Excelente.
Bem concordo com suas colocações referente ao aprendizagem e a avaliação e penso que foste muito feliz em sua escrita, aproveito para te dizer que realmente o estágio tras muitos questionamentos, sendo todos para mexer e desacomodar nossas certezas em nossa açõa docente. Até que ponto nossa experiência de sala de aula garante quaidade na aprendizagem de nossos alunos? Até que ponto nosso experiência como professora pode garantir nossa competência docente? Bem... pelo visto vc entendeu perfeitamente a ideia de estágio e está fazendo bonito. Parabéns!