segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ciências e seus novos conceitos


Após fazer as leitura e realizar os trabalhos percebi a importância de buscar novos conceitos para conceitos existentes. Devemos fazer uma pausa para refletirmos sobre conceitos que envolvem as ciências naturais e como este são aplicados em nossas salas de aula. Precisamos nos dar conta do que está acontecendo em nosso meio nos vermos como parte integrante deste meio modificando, repensando criando atuando. A natureza faz parte de nossa vivencia e existência, porém às vezes não nos damos conta de sua real função , da maneira como está sendo explorada, usada, transformada, e as conseqüências deste atos. Vejo que muitos de nossos alunos e seus familiares ou até nós mesmos não temos conhecimento de determinados assuntos e acabamos criando pré-conceitos, e estes são levados de geração em geração. Entendi que precisamos modificar este quadro trazendo dúvidas, questionamentos para nossa sala de aula. Braun fala das corujas... Quem não lembra do episódio dos fogos de artifício em Capação da Canoa e a importância que este caso teve? Estes preconceitos muitas vezes carregamos por uma vida toda, por isso é necessário, que o professor leve o aluno a investigar, a não aceitar tudo pronto e definitivo, estimulando

Um comentário:

Cris Lemos disse...

Oi Aline!
Seu depoimento é importante, pois é o resultado da reflexão sobre os conceitos que você mesma reelaborou neste processo. Destaco: "precisamos modificar este quadro trazendo dúvidas, questionamentos para nossa sala de aula.(...)por isso é necessário, que o professor leve o aluno a investigar, a não aceitar tudo pronto e definitivo."
Um abraço, Cris Lemos