segunda-feira, 30 de junho de 2008

Descobertas

Atividade:
Esta atividade tem como objetivo levar os alunos a perceberem sua inserção no espaço e no tempo, percebendo a relação existe com o mundo, continente, país, estado, municípios, bairros e ruas. Solicitar aos alunos que tragam caixas de diferentes tamanhos, encapá-las e nomeá-las com as etiqueta acima (mundo, continente, país, estado, municípios, bairros e ruas). Logo após solicitar que coloquem uma dentro da outra percebendo a ligação existente entre os mesmos, representando concretamente. Ao fazer esta relação percebem a inserção dos mesmos, pois visualizam que um cabe dentro do outro. Feito isso, solicitar aos alunos que representem cada segmento relacionando com fatos e acontecimento recentes, trazendo notícias de jornais, podendo criar também uma linha de tempo para estes acontecimentos, fazer um mapa do caminho da escola até em casa, localizando neste as casas que estão à direta da sua casa, a esquerda da sua, na frente e atrás da sua casa. Logo após concluir a atividade, criar com os alunos um jogo de veritek: exemplo o continente que moramos chama-se...
Criar a linha do tempo com os alunos proporciona para o professor conhecer na individualidade cada um de seus alunos e isto melhora o trabalho der sala de aula.

Um comentário:

Cris Lemos disse...

Oi Aline!
Sua postagem está clara para quem está fazendo as atividades do curso. Seria importante contextualizar esta reflexão, para o leitor compreender melhor sua intenção em referenciá-la, afinal, nossos leitores não são apenas os alunos do PEAD, não é mesmo?
Um abraço, Cris Lemos