segunda-feira, 30 de junho de 2008

Mudando conceitos...

Ao fazer esta reflexão é impossível, não recordar de meus primeiros anos na escola com o aprendizado de estudos sociais. Lembro de enormes questionários com mais de vinte perguntas para serem respondidas, de muitos textos para copiar do livro, o qual era muito usado e a única fonte de conhecimento. Muitas coisas para decorar para a prova: como datas, personagens ilustres... Acredito que muita coisa já mudou e que isto que relatei ainda faz parte de uma pequena realidade existente. Sabemos que antes tudo que era dito a respeito de história e geografia eram consideradas como uma verdade única, ninguém questionava a respeito ou duvidava de algo, não havia investigação ou modificações.
Vejo que pouco se pensava no aluno e na sua realidade, na sua bagagem como indivíduo inserido em contexto histórico, que ocupa um espaço em uma sociedade, que faz parte de uma história. Com certeza não havia um planejamento, as aulas seguiam as páginas do livro. O que deveria ser considerado como importante passava despercebido, não sabíamos a nossa própria história de vida, lugar onde nascemos o lugar onde moramos, mas sabíamos responder exatamente igual às questões que o livro exigia, o que era necessário se perdia no tempo e no espaço.
Não considero como conteúdo exclusivo em estudos sociais a formulação Eu, Família, Bairro, Município e Estado, mas tenho como base norteadora para desenvolver os trabalhos. O ensino de Estudos Sociais no Ensino Fundamental passa pela questão da socialização, pelo desenvolvimento da formação da identidade cultural, da individualidade dos grupos sociais, envolve a construção da identidade social, a relação com a realidade e suas transformações pela ação do próprio homem; transformações da natureza e da sociedade.
Nosso currículo escolar se forma com diferentes aspectos da cultura, trazendo saberes relacionados às vivencias de nossos alunos, buscando prepará-los, desenvolvendo habilidades e competências, despertando criticidade e autonomia em suas ações, oferecendo situações problemas que desenvolvam estas capacidades relacionando como seres sociais pertencentes a um grupo social. Trabalhar em sala de aula com atividades que levem os alunos a terem formação como sujeitos únicos constituintes de um grupo, trabalhando sua própria identidade contextualizando com fatos reais e que façam parte do entendimento de nossos alunos, registrando este trabalho através de fotos, vídeos e documentos escrito nas mais diferentes maneiras.
Faço registro do que acontece na sala de aula, além dos registros individualizados de cada aluno diariamente. Trabalhar estudos sociais como as demais disciplinas de formas globalizadas demanda pesquisa, análise, de situações sociais, onde ocorra construção de alternativas, sendo assim implica construir o conhecimento da realidade onde nossos alunos estão inseridos para juntos tentarmos mudá-la. Estou realizando semanalmente com os alunos leitura de uma reportagem do jornal, escolhida por eles, depois tem que apresentar esta reportagem relacionando com fatos já ocorridos, data, também procura a localização geográfica dos locais onde ocorreu o fato... Estou procurando desenvolver minha prática pedagógica de forma a colocar meus alunos como seres sociais, trabalhando os conteúdos necessários, mas também trazendo temas atuais, fatos recentes, comparando situações e realidade. Fazendo leitura em revistas, jornais, pesquisa com próprios alunos. Acredito ser essa mudança no currículo, pois teoria e prática funcionam quando aliadas. Vejo que assim como eu a maioria das colegas na escola, no curso, também tem este mesmo pensamento de mudança no ensino às mudanças são gradativas e lentas, porém sempre contagiam mais alguém. Também tenho a oportunidade juntamente com meus alunos de realizar saída de campo conhecendo o município (Portão), e alguns municípios que fazem limite com o nosso além de poder levá-los até Porto Alegre, também realizo, o visitas à casa dos alunos para poder saber mais sobre a história de vida de cada. Sendo que a família é o primeiro ambiente social na vida das crianças a relação da família com escola é parte pertinente para o processo de ensino aprendizagem e para que isso ocorra com mais sucesso é preciso ter família como aliada da escola em uma relação de parceria.
Como tenho alunos filhos de mãe negra e pai alemão surgiram vários questões que foram discutidas sobre diferentes aspectos como: etnias, mistura de raças, racismo... Também podemos explorar o passado, trazendo acontecimentos e fatos importantes e concretos um bom exemplo é desenvolver linha do tempo...
Trabalhar com o ensino de estudos sociais exige do professor um maior comprometimento com os alunos, pois fala do pessoal de cada um e assim descobrimos muitas coisas a respeito de nossos alunos. Tendo como base estas vivencias e conhecimentos podemos relacionar com questões geográficas, noções de tempo e espaço, políticas religiosas. E com isso queremos que os alunos compreendam o que é vida em sociedade, a ação dos grupos sociais no tempo e no espaço. Este segundo o livro Teoria e Prática é o objetivo maior dos estudos sociais.
Aprender estudos sociais é compreender os processos de transformações sociais. O espaço é o lugar que ocupamos e construímos. As crianças precisam localizar-se e operar com relações espaciais. Como exemplo pode-se dizer: como vou exigir de meus alunos certos conhecimentos geográficos, se os mesmos ainda têm dificuldade para localizar-se dentro de sua própria cidade.
O tempo: as dimensões do tempo físico e histórico ou social. Precisam localizar-se no tempo situando os fatos de sua vida e do grupo social do qual faz parte para relacionar com os outros grupos sociais entendendo e relacionando as diferentes trajetórias e situações de vida. Neste sentido como disse anteriormente o papel do professor não é fácil, pois esta prática de construção da realidade social denota ao professor saber lidar com diferentes indivíduos, com diferentes histórias e realidade muitas vezes dilaceradas. Assim a importância de proporcionar aos alunos a leitura do mundo social, desvendando a sua lógica, conhecendo as regras e as leis que estruturam o espaço cotidiano, até o espaço-nação das crianças e isso significa educar-se para saber pensar o espaço, tendo consciência que fazem parte desta história.
Cresci muito em relação a minha prática pedagógica aprimorando meus conhecimentos nesta área e buscando novos caminhos para uma prática realmente norteadora e eficaz. Então o conhecimento do passado é indispensável para a compreensão das mudanças que já se processaram para a criança perceber a possibilidade de um futuro diferente do apresentado.
No texto Do acaso à intenção em Estudos Sociais Maria Aparecida Bergamaschi , ressalta a importância do planejamento: ”Se o planejamento em estudos sociais se concentrar apenas nos conteúdos como, por exemplo, em descrições históricas, ou mesmo, em temáticas de realidade social, sem uma preocupação com a aprendizagem de conceitos históricos necessários para a compreensão dessa realidade, estaremos favorecendo uma repetição mecânica e não uma construção de conhecimentos. Porém, escolher uma temática para planejar atividades pedagógicas em torno dela, implica um trabalho muito cuidadoso para não ficar no senso comum, naquilo que os alunos já sabem, sem ampliar suas possibilidades para alem daquilo que vivenciam em seu dia-a-dia. Nem tampouco se pode propor uma temática demasiado complexa, que de antemão provocaria um desinteresse geral pela impossibilidade de os alunos relacionarem o que já sabem, de fazerem perguntas sobre o que desperta curiosidade naquele momento. Para melhor escolher um tema é importante ler atentamente as manifestações dos alunos em relação às questões sociais, estudar aquilo que dizem e fazem.” E neste sentido estou procurando guiar a minha pratica docente

Um comentário:

Cris Lemos disse...

Aline!
A única coisa que lembro de estudos sociais eram os tais questionários... um por capítulo! Sua reflexão em relação ao papel do professor em relação a um ensino interativo e reflexivo está clara e justificada através dos exemplos, das referências e dos argumentos que você apresentou. Destaco um: "Faço registro do que acontece na sala de aula, além dos registros individualizados de cada aluno diariamente."
Um abraço, Cris Lemos