sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Vivenciar na Prática o PPP e Regimento Escolar

A importância de ter conhecimento dos documentos que são nortes par nossa prática em sala de aula

Lendo os textos recomendados pela disciplina e estes documentos tão importantes da escola,PPP e Regimento Escolar vejo que minha escola está no caminho correto. Trabalhamos com regime seriado, porém nossa avaliação respeita o ritmo de cada aluno, onde preponderam na mesma e na aprendizagem os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Para sanar as dificuldades dos alunos é realizado reforço escolar no contra turno, além do oferecimento das recuperações paralelas. Tudo para sanar as dificuldades apresentadas e aprimorar os conhecimentos já adquiridos.
O trabalho é realizado a partir da realidade dos alunos, respeitando as suas diferenças e individualidades no processo de aprendizagem, considerando que cada criança e única.
A avaliação é expressa por meio do parecer descritivo trimestral, onde cada aluno tem suas aprendizagens detalhadas, por meio deste, mostrando o crescimento, avanços e as dificuldades dos alunos, bem como sua relação com colegas e professores de modo geral.
Os conteúdos são determinados e realizados através de planos de estudos e de trabalho, onde temos os conteúdos mínimos norteadores a serem trabalhados com os alunos. Cada professor determina o que deseja trabalhar com seus alunos, durante o ano, mas precisa contemplar os requisitos exigidos nos mesmos, seguindo este pano de estudos que é unificado em todo o município, porém o plano de trabalho é determinado pelo professor que escolhe qual conteúdo deseja trabalhar em cada trimestre. Também temos liberdade para realizar projetos e desenvolvê-los através de temas geradores, como exemplo cito o projeto que fizemos este ano com o ensino do jogo de xadrez, e saídas de campo para aprimorar a aprendizagem com situações e experiências vivenciadas na prática; para desenvolvê-los também contamos com apoio da direção e supervisão e secretária de educação municipal. A direção da escola, assim como a supervisão, desempenham papel importante no desenvolvimento dos alunos, pois como a escola é pequena é possível acompanhar cada aluno. A supervisão pedagógica realiza este trabalho e também auxilia na aprendizagem dos alunos, pois orienta o trabalho do professor com idéias e sugestões para melhor a aprendizagem dos alunos. Contudo procuramos desenvolver o senso crítico e formar cidadãos que realmente saibam ser sujeito de sua própria história.
Procuramos desenvolver de maneira geral todas as potencialidades do educando, através de diversificadas metodologias, além dos temas transversais. O professor é mediador desta construção, desafiando o aluno a pensar. Sabemos da importância de todos estes documentos norteadores e principalmente da importância de revisá-los de tempo em tempo, para realmente ter certeza que estão de acordo com o que a escola pretende neste sentido.
Estes documentos acima citados em muitas escolas não passam de documentos elaborados em gabinete, sem participação ativa de quem necessita deles na prática. Eu tenho sorte ,pois nesta escola municipal onde atuo isto não acontece.

2 comentários:

Cris Lemos disse...

Oi Aline!
Fico feliz em ler seu comentário e saber da experiência positiva da sua escola.
Mas, já que você falou em "sorte",
sorte de todos que planejam e batalham todos os dias por esta escola!
Um abraço, Cris Lemos - tutora SL

Catia Zílio disse...

Olá Aline!
A leitura deste teu relato indica um caminho possível para a construção de uma escola cada vez mais democrática. Mais do que criticar negativamente é fundamental ver o que temos de bom e traçar alternativas para qualificar cada vez mais.
Realmente, são poucas as escolas onde estes documentos são elaborados de forma participativa e transparente, mas estes exemplos positivos devem ser compatilhados e ganhar visibilidade, pois indicam que é possível.
Abraços, Cátia