quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Nome da Gente"

O título do meu projeto de estágio “O sujeito e o mundo: minha identidade”. Dentro deste tema central trabalhei várias outras temáticas desencadeadoras que suscitaram muitas aprendizagens.
Inicialmente comecei trabalhando com o nome das crianças, como gosto muito de poesias trabalhei com as crianças a poesia “Nome da Gente” de Pedro Bandeira. Montamos um painel com os versos da poesia, encontramos as rimas na poesia, fizemos desenhos, confeccionamos crachá do nome, fizemos jogo da memória com os nomes e fotos dos alunos, bingo, quebra-cabeça, fizemos pesquisas para saber a origem do nome de cada aluno....
É curioso de se observar em sala de aula, os alunos geralmente querem em primeiro lugar aprender a escrever seus próprios nomes, acredito que isso ocorra porque assim eles sentem o nome como algo seu, que faz parte de sua história. Afinal como afirma Teberosky (1989), escrever o próprio nome parece uma peça chave para a criança começar a compreender o funcionamento do sistema de escrita.
Fiz lista do nome dos alunos e coloquei na sala ao lado da foto de cada um, mesmo que eles não estejam ainda fazendo uma leitura convencional, realizamos todos os dias a leitura dos nomes, para que possam ir se apropriando...
Segundo Soares (2003), letramento supõe a compreensão das funções da escrita, o convívio do aluno com diferentes gêneros textuais e portadores de textos, e o uso das práticas sociais de leitura e escrita. Alfabetização que consiste basicamente no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, Embora processos distintos o letramento e a alfabetização completam-se e se complementam,sendo indissociáveis.
Com isso, propiciei aos alunos elevarem sua autoestima, valorizando e conhecendo sua própria história.

Referências:
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre.Artes Médicas, 1989.

SOARES, Magda. B.Letramento e alfabetização : as muitas facetas. 26ª ANPED:GT alfabetização, leitura e escrita, outubro de 2003.

Nenhum comentário: