segunda-feira, 28 de junho de 2010

Interação entre aprendizado e desenvolvimento

Vygotsky (1984) pontua que o desenvolvimento se dá pela aprendizagem, quanto mais se aprende, mais se desenvolve assim a interação com os demais é essencial.
Vygotsky (1984) traz como questão central a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio, identificando dois níveis de desenvolvimento: um real: já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, um potencial, que é capacidade de aprender e entre esses dois níveis está esta a zona do desenvolvimento proximal: a distância entre aquilo que a criança faz sozinha e o que ela já é capaz de fazer com a intervenção, a potencialidade de aprender que não é a mesma para todos. Durante o meu estágio desenvolvi as atividades baseada na zona de desenvolvimento proximal dos alunos. Sendo a escola um espaço educativo, deve sustentar relações de respeito ao indivíduo, sem perder a noção do coletivo, através de trabalhos que envolvam a todos. Vygotsky (1984) considera que o educando é um sujeito ativo e interativo no seu processo de conhecimento, já que não é visto como aquele que recebe passivamente as informações, tampouco aprende sozinho, mas nas relações que estabelece em seu meio social. A interação social é de suma importância para o desenvolvimento humano. Penso que os professores poderiam estar mais atento a isto e trabalhar com esta questão em sala de aula, facilitando assim o aprendizado. O conceito de zona do desenvolvimento proximal nos permite a compreensão da dinâmica interna do desenvolvimento individual. Assim procurei durante este período de trabalho elaborar estratégias pedagógicas que auxiliassem este processo. Realizando trabalhos em grupo, com o objetivo de cultivar nos alunos: o respeito às regras de convivência; atitudes de responsabilidade; formação de vínculos afetivos; a apropriação de atitudes de solidariedade; a interação com colegas; e a cooperação em diferentes situações cotidianas. Nas diversas atividades propiciadas aos alunos, primei pela autonomia dos mesmos, sempre respeitando seus ritmos e individualidades.

Referências:
VYGOTSKY, Lev. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Aline querida,

Otima postagem, ficou muito boa sua reflexão sobre interação e aprendizado. Gostei pq vc trouxe para a discussão Vygotsky, isso dá mais sustentação para sua argumentação teórica. Parabéns