segunda-feira, 12 de julho de 2010

A importância do afeto

Durante toda minha prática pedagógica, venho confirmando a grande relação com a aprendizagem e a afetividade dos alunos (emocional).
Muitos dos problemas ocorridos em sala de aula e em nossas escolas vêm de situações socioafetivas e muitas vezes provêm da primeira instituição social, que é a família.
Nós como professores precisamos estar atentos as manifestações dos nossos alunos. Às vezes precisamos fazer verdadeiras acrobacias para descobrir alternativas para encontrar as peças que faltam...
Wallon nos diz: “A educação da emoção deve ser incluída entre os propósitos da ação pedagógica, o que supõe o conhecimento íntimo do seu modo de funcionamento”
Criando vínculos afetivos, com a educação emocional dos alunos, podendo assim ocorrer um comprometimento mútuo entre aluno e professor, sendo que nisto deve ser respeitado a individualidade de cada um.
Devemos saber lidar com as emoções, pois estas fazem parte do nosso cotidiano. Trabalhei muito sobre as relações afetivas e sociais, as interações entre os alunos, durante o meu período de estágio Curricular, no qual desenvolvi o projeto: ”O Sujeito e o mundo: minha identidade”
Para estimular e desenvolver nos educandos a noção de respeito mútuo, coleguismos, respeito a regras de convivências, a apropriação de atitudes de solidariedade... assim assumi o papel de professor mediador deste processo, buscando junto aos alunos a melhora na autoestina, autonomia e autoconhecimento. Facilitando com isso também a aprendizagem de conhecimentos acadêmicos

Nenhum comentário: