quinta-feira, 30 de setembro de 2010

I Semestre


Fazer um curso em uma boa faculdade era um sonho. Muitas vezes pensei que seria impossível, pois já havia tentado e não conseguia manter os custos de uma. Entrar para a pedagogia da UFRGS foi um sonho realizado. No segundo semestre do ano de 2006, foi o início da minha vida acadêmica enquanto aluna da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Havia trancado curso de Pedagogia na FEEVALE, pois tive um bebê em fevereiro desde mesmo ano. Quando soube através da minha irmã, que a UFRGS estava promovendo um vestibular para o curso de Pedagogia, porém pensei em não fazê-lo, pois acreditava ser muito difícil passar neste processo seletivo.
No entanto, fui aprovada e hoje estou concluindo o curso de Pedagogia à Distância.Inicie o curso com muitas expectativas. Lembro que na nossa primeira atividade tínhamos contar um pouco da nossa história pessoal e profissional. Falar maneira de dizer, pois na verdade tínhamos que digitar, já estava entrando no mundo virtual, criando o nosso primeiro blog.
No início o uso das tecnologias parecia um bicho de sete cabeças, pois não tinha conhecimentos nesta área. Precisei enfrentar muitos desafios e aprender a iniciar uma alfabetização digital. Não tinha jeito tinha que enfrentar, mas não desisti enfrentei e aprendi muito.
Consigo me reportar ao passado e lembrar de muitas horas de estudo madrugadas adentro, descobrindo e aprendendo muito, tanto com as disciplinas em si como no uso das tecnologias, do mundo virtual. Estava deixando de ser uma analfabeta digital, começa a fazer parte de um outro mundo ainda desconhecimento por mim. Não foi nada fácil administrar essa nova etapa em minha vida com filho pequeno casa marido...
O primeiro semestre foi muito intenso, foi uma verdadeira maratona mo que diz respeito à proposta da EAD.
No curso tivemos conteúdos específicos, apropriação tecnológica e interação com diferentes professores, tutores e colegas.
No 1º semestre de 2006/2, realizamos atividades referentes a quatro Interdisciplinas: Seminário Integrador I, Escola, Cultura e Sociedade, Escola, Projeto Pedagógico e Currículo. Educação e Tecnologias da comunicação e Informação (TIC’s), .
Em cada uma delas aprendemos muitas coisas significativas a nossa prática.
Esta foi a disciplina do curso que mais solicitou atividades durante o semestre.Na ESC, além fazermos o uso das tecnologias e explorar as ferramentas tecnológica a qual aprendemos na interdisciplinas de TICS, aprendemos também a refletir sobre a educação da escola pública.
Realizamos estudos sobre Marx, weber, Durkheim, Saramago, Freire, Arroyo, Libâneo, entre tantos outros. Identificamos as ideias dos pensadores, através da leitura de textos entre tantas outras inúmeras atividades.
Muitas leituras de Paulo Freire deixaram marcas, transcrevo uma postagem realizada em meu blog nesta época. Segundo Freire, "Por isso é que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática." (FREIRE, 1996, pg. 44).
Refletindo, vejo que este curso-Pedagogia, é uma oportunidade que nós, professores estamos tendo para interagir e trocar nossas experiências, a fim de que possamos aplicar e adequar as nossas práticas diárias, buscando sempre a melhor forma para fazer com que nossos alunos obtenham sucesso no processo ensino e aprendizagem.
Gostei de ter participado desta wikistória foi muito bom, apesar de algumas complicações iniciais. Trocar idéias e experiências com os colegas é fascinante, é mais um ambiente no mundo das tecnologias, e uma novidade para mim, pois não conhecia o ambiente.
Mesmo com o pouco tempo que tive para explorar, pude perceber que as redes se formam e as idéias aparecem, é uma loucura de informações.
Com as leituras e reflexões, vejo que na minha prática docente muitas das citações de Freire aparecem, pois procuro trabalhar com meus alunos respeitando e valorizando seus conhecimentos prévios e assim estabelecendo caminhos a serem trilhados, definindo os saberes a serem explorados, respeitando suas individualidades.
Como Freire,” escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares chegam a elas - saberes socialmente construídos na prática comunitária.? É com este pensamento que conduzo a minha prática pedagógica, fazendo com que os alunos sejam capazes de transformar o contexto no qual estão inseridos..
Acredito que aprendemos muito neste início com todas estas leituras e atividades, com as trocas de opiniões com colegas e professores e que isto refletirá na prática com os alunos em nosso cotidiano de sala de aula.

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção leitura).

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