quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Valorizando as produções

Linguagem gráfica e escultórica da criança.
A arte e percepção visual, desenvolvimento escultórico. Tem na base construtivista a produção artística como sistema de representação, reconstrói criativamente, em cada estágio se relaciona com diferentes objetos e está em constante aprendizagem. Pude perceber e relembrar as etapas do grafismo e suas principais características observando a linguagem gráfica e escultórica da criança. Lendo sobre seus estágios e relacionando-os percebi claramente que meu filho de um ano e nove se encontra no estágio da rabiscação/garartuja, onde não há significação intencional, não tem controle motor dos movimentos, apresenta movimentos circulares longitudinais evoluindo para formas triangulares, cruz , xis, denominado por Rhoda Kelloag, por diagramas básicos. Bem como meu filho está neste estágio nos últimos dias vem fazendo lindas obras de arte pelas paredes de toda a casa achando o máximo... Colocarei algumas fotos de suas obras . Também ao ler todos os estágios reforcei mais ainda à importância do professor frente ao desenvolvimento artísticos das crianças valorizando e incentivando a arte, observando a sensibilidade além dos limites específicos do grafismo, não deixando influenciar-se apenas no formalismo reprodutivo e sim observando os estágios de desenvolvimento gráfico da infância à adolescência e principalmente o ritmo e individualidade de cada criança

Um comentário:

Angela Cristina da Silva disse...

Oi Aline!
Seu portfólio traz reflexões relevantes e importantes para teu processo de aprendizagem.
O blog está organizado, apresenta os marcadores solicitados, seus depoimentos são significativos.
Gostaria de destacar a importância que há em trazer para o portfolio tua experiência em sala de aula , pois assim será possível perceber a transposição de aprendizagem que ocorre a partir de sua experiência como aluna e posteriormente como professora.
Estas relações com a prática enriquecem a reflexão e são boas evidências de aprendizagem.
Como sugestão, procure relacionar as aprendizagens entre as disciplinas, pois existem muitos pontos em comum neste eixo temático.
Abraço
Ângela