domingo, 8 de novembro de 2009

Alfabetização

Ao ler texto “Alfabetização e a pedagogia do empowerment político”, de Henry Giroux Percebo que para Freire a alfabetização é parte do processo pelo qual alguém se torna autocrítico a respeito da natureza historicamente construída de sua própria experiência. Ser capaz de nomear a própria experiência é parte do que significa \"ler\" o mundo e começar a compreendera natureza política dos limites bem como das possibilidades que caracterizam a sociedade mais ampla. A alfabetização significa, também, compreender os detalhes da vida quotidiana e a gramática social do concreto mediante as totalidades mais globais da história e do contexto social. Com base nisto temos que seguir com nosso papel de educadores, compreendendo o que realmente se passa com nossos alunos para que eles não sejam apenas funcionais. Temos que trabalhar os conteúdos, mas não por si só; eles precisam fazer parte contexto, para que os alunos sejam capazes de fazer a leitura do mundo e não apenas decodificá-la. A leitura do mundo faz parte da alfabetização. Além disso, o tema alfabetização e poder não começa e termina com o processo de aprender a ler e escrever criticamente; ao contrário começa com o fato da existência de cada um como parte de uma pratica historicamente construída de relações do poder.

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