domingo, 8 de novembro de 2009

Comênio

A nossa classe é cada vez mais desvalorizada. Recuperamos até gripe! Será que estes dias não poderiam ter sido abonados? Será eficaz as recuperações feitas aos sábados? Acredito que não, pois metade dos alunos não compare, os professores em sua grande maioria estão exaustos, a aula fica sem qualidade, pelo menos é isso que percebo nas realidades onde estou inserida. A busca por uma educação e aprendizado com êxito percorre séculos e parece permanecer ainda com as mesmas dificuldades anteriores. Comênio destaca a consideração do aluno, a capacidade de compreensão, a igualdade para todos, a aprendizagem através experiências e das próprias observações, atribui ao bom relacionamento entre professor e aluno como fundamento para a aprendizagem do aluno. Tudo que hoje buscamos atingir. Já temos avanços nestes elementos: a inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais, mas ainda pouco significativo. Compreender o aluno e levar em consideração suas aprendizagens é elementos facilitadores no processo de ensino e aprendizagem; bem como o bom relacionamento de professores e alunos, ainda percebem-se práticas aquém destas perspectivas; onde a velha “cartilha” é um livro sagrado fazendo papel exclusivo na formação do educando. Não sou contra o uso dos livros didáticos na formação dos alunos, mas se faz necessário prestar atenção na maneira com são utilizados. Então vejo que sábados e pedagogia de Comênio são totalmente opostos.

Nenhum comentário: