segunda-feira, 3 de maio de 2010

A importância da leitura

Hoje fiz um a hora do conto para meus alunos e percebi o quanto os mesmos gostam deste tipo de atividade. Vejo que a leitura necessita ser uma prática social na escola. Para que os alunos criem o gosto pela leitura, é preciso que esta prática se desenvolva também na escola. Sabemos que para alguns alunos a escola será o único ambiente onde terão esta acesso. " É importante que, na sala de aula, a leitura e a escrita não sejam atividades secundárias , que ocupem apenas o tempo que sobrou no finalzinho da aula. A leitura e escrita precisam estar planejadas como atividades codidianas, não sé entre os alunos, mas também entre nós professores e professoras(2008.P.23)."
“A biblioteca popular como centro cultural e não como um depósito silencioso de livros, é vista como um fator fundamental para o aperfeiçoamento e a intensificação de uma forma correta de ler o texto em relação com o contexto” (FREIRE, p.38). " "Deixando que o aluno se dirija á biblioteca e escolha a obra que lhe aprover , você faz com que o contato com os livros seja estabelecido. O fato de poder ver e tocar vários volumes , as várias ilustrações faz com que o aluno desenvolva uma espécie de leitura a leitura sensorial( p.31)". Acredito que esta leitura a partir dos sentidos: visão tato, olfato, já é por si só uma estratégia para formação do leitor. Também concordo que a leitura comença a antes de iniciar a primeira página.
Os recursos são pouquíssimos em minhas escolas a biblioteca não tem um bom acervo,
são livros velhos, sem qualidade... Não existem um profissional responsável. Mas isto não é motivo par impedir os alunos de praticarem a leitura, mesmo que muitas vezes eles não saibam, ler realmente. Com isto já estão fazendo a a primeira leitura a leitura do mundo. cabe ao professor oferecer outros recursos...
Referências:
Ministério da educação secretaria de educação Básica.Pró Letramento. Alfabetização e Linguagem: Fascículo 4 - Organização e Uso da biblioteca Escolar e das salas de leitura. Brasília-2008
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988.

2 comentários:

Patricia Grasel disse...

Aline querida,
Gostei de saber da importância que dá à leitura e à escrita, parabéns, ambas são base fundamental para qualquer situação da vida.
Gostei de ver que trouxeste referencial teórico para sustentar seu argumento sobre a leitura e a escrita, mas te confesso que referente a primeira citação fiquei em dúvida e dificuldade de saber quem é o autor. Suponho que seja Freire também, é isso?
Interessante quando escreves que concorda sobre o início da leitura mesmo antes da primeira página. Penso da mesma forma, pois acredito que ao escolher uma leitura já iremos iniciá-la com uma função-leitor que é proveniente da nossa própria escolha, onde ao lermos também sermos auotres a partir da releitura que faremos, isso é claramente compreendido e explicado através da análise do discurso. Referente essa questão fica minha provocação para vc, no sentido qualificar mais sua reflexão (que já está boa): Pq vc concorda que a leitura começa antes mesmo da primeira página?

Alinevleal disse...

Paty!
Concordo que a leitura começa a antes de iniciar a primeira página, porque no momento que os alunos escolhem o livro já estão fazendo uma leitura prévia do que contém o mesmo, seja pelas ilustrações ,formato, inferências, pela maneira como esta leitura será conduzida.