segunda-feira, 17 de maio de 2010

A importância do jogo

O jogo é uma atividade lúdica importante para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Além, de ser uma atividade prazerosa. Durante o planejamento das minhas aulas procuro contemplar o jogo, pois através deles podemos desenvolver nos alunos o cumprimento de regras, o respeito... De acordo com Vygotsky (2000), o jogo cria o que ele denomina de “zona de desenvolvimento próximo”. A zona de desenvolvimento próximo é a distância entre a capacidade que a criança possui de solucionar de maneira independente os problemas e aquilo que requer orientação ou apoio de um adulto ou de companheiros mais experientes se constitui na zona de desenvolvimento próximo ao proximal.
O jogo cria uma zona de desenvolvimento próximo na criança. Durante o mesmo, a criança está sempre além de sua conduta diária; no jogo , é como se fosse maior do que na realidade .como no foco de uma lente de aumento, o jogo contém todas as tendências evolutivas de forma condensada, sendo em si mesmo uma considerável fonte de desenvolvimento. (VIGOTSKY, 2000)
Percebo isto durante a realização dos jogos em sala de aula, onde os alunos usam de seus imaginários, para assumirem papéis ou se transformarem em determinados personagens, muitas vezes trazendo no momento do jogo fala vivenciadas em suas realidades. Com isso, é possível explorar campos do conhecimento utilizando a linguagem corporal e a linguagem propriamente dita. Quantas vezes observando nossos alunos presenciamos eles transformando um cabo de vassoura em cavalo, uma caixa em carro... As brincadeiras de faz – de- conta são maravilhosas, nesta última sexta- feira dei massinha de modelar para os alunos e deixei que brincassem livremente eles resolveram transformar as massinhas e “comidinhas” assim serviram bolos, pizzas... O brincar muitas vezes trata-se de uma atividade determinada pela percepção que a criança possui do mundo e por seu desejo em apropriar-se deste mundo. Diz Winnicott: A brincadeira fornece uma organização para o início das relações emocionais e ainda propicia o descobrimento dos contatos sociais.

Referências:
A CRIANÇA DE SEIS ANOS , A LINGUAGEM E O ENSINO DE NOVE ANOS:orientações par o trabalho com a linguagem e escritas de seis anos de idade/ Franscisca Izabel Pereira Maciel, Mônica Corereia Baptista e Sará Mourão Monteiro ( Orgs.). -Belo Horizonte : UFMG/ FAE?CEALE,2009,112p

WINNICOTT,Donald W. S criança e o seu mundo. 6.ed.Rio de janeiro: Zahar,1985.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Aline,

Gostei de sua reflexão sobre o jogo, achei bom pq vc traz um embasamento teórico. Achei excelente saber um pouco mais sobre suas aprendizagens quando usares jogos com seus alunos em sua prática de estágio tire fotos e compartilhe no portfólio.

Bjo