segunda-feira, 24 de maio de 2010

Planejar sempre

O planejamento é imprescindível para o bom andamento da prática pedagógica, através dele se torna efetivamente possível verificar o que ser quer ensinar, como se vai ensinar, quando vai ensinar o que , como se pode avaliar.”Improvisos ás vezes acontecem ,mas não podem virar regra”.
O meu planejamento é realizado da seguinte maneira: plano de ensino e plano de trabalho. Destes são feitos os objetivos bimestrais e semanais para a elaboração do plano de aula.Onde é levado em conta tudo o que ser quer com uma prática efetiva em sala de aula. O planejamento é importantíssimo para que as metas, estratégias sejam ajustadas as reais possibilidades dos alunos. Ao realizarmos o planejamento somos capazes de verificar se estamos caminhando em uma direção correta, propondo atividades de acordo com a necessidades dos alunos, nem tão fácil demais a ponto de não trazer ou suscitar aprendizado , nem tão difícil demais a ponto de desestimular o nosso aluno a realizar o que lhe é solicitado. O planejamento é um norte no nosso dia a dia como educadores nos dando suporte e subsídios para as ações as serem efetivadas. Na rede Municipal de Portão disponho de quatro horas semanais para planejamento das aulas. Já a rede Estadual não tem esta oferta, o planejamento precisa ser efetuado fora do horário de trabalho. Segundo José Cerchi Fusari, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, não há ensino sem planejamento.” Ensinar requer intencionalidade e sistematização.”
Para um bom planejamento é preciso a pesquisa, a criatividade, o estabelecimento prioridades, a flexibilidade, além de conhecer as características dos alunos os conteúdos das séries e os objetivos educacionais da escola. Esta não a primeira vez que faço referência a importância do planejamento e com certeza não será a última, pois vejo ser este um dos carros chefe da prática pedagógica.

Referências:
Ensinar bem é...saber planejar-Revista Nova Escola de Dez.2003

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Aline querida,

Excelente sua reflexão sobre o planejamento, realmente o planejamento é o nossa bússula, mostrando os possíveis caminhos, o que não significa que teremos que seguir um planejamento fechado, sem possíveis alterações, ao contrário, ele é um esboso do que pretendemos fazer e conforme sentimos a classe, os alunos o planejamento vai criando forma e vida.
Parabéns pela postagem.

Paty