segunda-feira, 31 de maio de 2010

Estágio

Esta semana vou relatar um pouco sobre a minha prática de estágio. Tenho aprendido e aprimorado meus conhecimentos tanto como docente quanto como aprendiz. Dantas (1992), a respeito de Wallon, já escreveu: A consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo imediato que instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo da sua história. Desta forma é ela que permitirá a tomada de posse dos instrumentos com os quais trabalha a atividade cognitiva. Neste sentido, ela lhe dá origem (p. 85-86).
Tenho como objetivo que os alunos respeitem a si próprios e ao próximo, ressaltando sentimentos como : o amor, a amizade, afeto, solidariedade, não preconceito.Estou trabalhando bastante a afetividade com os alunos.
E além da dimensão afetiva, também tenho aproveitado todas as atividades desenvolvidas dentro de sala de aula para trabalhar os aspectos cognitivos de maneira agradável e prazerosa .Respeitando o ritmo próprio de cada um, proporcionando ações que estimulem e aprimorem este ritmo. Quero que os alunos possam estar refletindo sobre seus próprios conhecimentos.
A riqueza de cada aula me faz refletir sobre a prática pedagógica diariamente, buscando incansavelmente soluções para algumas questões que fogem ao alcance educacional e ficam somente no âmbito social e familiar.
Tenho procurado potencializar o crescimento dos alunos enquanto sujeitos atuante, inseridos em um contexto com vivências experiências diversificadas.
Realmente a cada semana que passa muitas aprendizagens são realizadas de forma significativa tanto para os alunos como pra mim.

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 13. ed. São Paulo: Summus, 1992.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Aline,

Excelente sua postagem, principalmente sua intenção em trabalhar questões de afetividade, penso que a afetividade é um dos elos princípais para criar elos de confiança entre aluno e professor e assim consequentemente promover um ambiente cultivador de aprendizagem.
Parabéns, a cada nova postagem vc se revela mais envolvida em sua prática de estágio.