segunda-feira, 21 de junho de 2010

EAD- Um Grande desafio

Semana passada saiu no Jornal Zero Hora uma reportagem intitulada, Guia de Educação à Distância.
Ao ler a mesma me reportei ao início do curso EAD. Quando iniciei minha formação, não tinha idéia do que me esperava pela frente.
A demanda de um curso á distância é bem maior do que o de um curso presencial pode afirmar isso, pois já estive em presencial.
Segundo, Franco “os cursos á distância não servem para quem não tem tempo”.Realmente tenho que concordar, o meu tempo tornou-se escasso, é preciso muita disciplina, garra e força de vontade para permanecer na batalha. São muitas horas de estudo, muitos trabalhos a serem realizados. E todos precisam ter qualidade.
Procurei um curso à distância pelo fator financeiro e tive mais sorte que juízo, pois encontrei o EAD da UFRGS. E também porque tinha como visão inicial de que teria mais tempo disponível.
A ideia de que em um curso a distância estudaria bem menos me agradava, teria mais tempo para a família, pois já trabalho quarenta horas semanais.
Logo no início da formação percebi que estava enganada, a carga de estudos é enorme, a dedicação e disciplina precisam ser grandes aliadas.
Minha caminhada pela qualificação profissional esta quase no fim, mas já posso dizer que a fiz com bravura.
Para chegar até aqui, algumas coisa foram são necessárias. É essencial não confundir a flexibilidade de horários, a autonomia para a realização das tarefas com falta de aprendizado e responsabilidade com os estudos. Pelo contrário este curso não é moleza a exigência do mesmo às vezes chega a ser sobre natural.
É preciso ter autonomia na busca das aprendizagens, construindo conhecimentos desenvolvendo habilidades e competências antes adormecidas.
Eu Já aprendi muito e ainda estou aprendendo. exemplo disso é a minha alfabetização digital, a qual teve início juntamente com meu curso à distância.
Sabemos que ainda existem alguns cursos que desqualificam a modalidade, mas que o MEC já vem tomando providências quanto a isso.
Espero que a ideia errônea de que a Educação à Distância não forma excelentes profissionais deixe de existir, pois posso dizer que com tantas aprendizagens consolidadas durante esta caminhada no curso de Pedagogia, EAD da UFRGS, tenho uma ótima qualificação profissional, pois estive e ainda estou cercada de excelentes mestres muito bem qualificados.

Referências:
FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Guia de Educação à Distãncia. Zero Hora. Porto Alegre, p. 1, 8, 17 de jun, 2010.

Nenhum comentário: