segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aprender também deve ser prazeroso

Usando a poesia, os poemas, as histórias, as fábulas ...como incentivo à alfabetização. Na minha prática em sala de aula todos estes recursos costumam ser meus aliados no processo de ensino-aprendizagem .
Proporcionando atividades significativas de leitura e escrita, fazendo relação com objetos culturais com funções sociais.
Teberosky e Colomer enfatizam que a presença de objetos escritos na sala de aula e a atitude do professor que facilita e orienta sua exploração favorece as atividades de escrever e ler, mesmo antes de as crianças poderem fazê-lo de forma convencional.
São muitas as formas de desenvolver as atividades e o mais interessantes é que podemos extrapolar a sala de aula. Este aspecto é muito importante, para não nos limitarmos às quatro paredes da sala de aula e perdemos tantas coisas ricas para a aprendizagem que estão no meio.
O trabalho com as poesias proporciona um grande incentivo a leitura e escrita. Através desse recurso explorei com os alunos a produção de rimas já existentes nas poesias e rimas inventadas pelos alunos, fizemos produções artísticas materializando as poesias.
Aprendemos os mais diversos conteúdos de forma gostosa e agradável, além tornar todos estes trabalhos em experiências de aprendizagens que com certeza não serão esquecidas.

Referências:
TEBEROSKY,Ana; Conomer, Teresa. Aprender a ler e a escrever: uma proposta Construtivista. Porto Alegre: artmed,2003. tradução Ana maria neto Machado.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Aline querida,

Muito boa sua ideia em trabalhar com poesias para proporcionar atividades de leitura e escrita, desta forma vc apresenta um gênero cultural valioso e muitas vezes esquecido ou pouco explorado na formação de crianças e adolescentes.
Bjo