segunda-feira, 14 de junho de 2010

Reta final

Hoje foi meu último dia de estágio. Como passou rápido!
Muitas aprendizagens se concretizaram. Colocar em prática os conhecimentos aprendidos durante o decorrer do curso trazia certo medo, muitas expectativas, ansiedade... por fim a concretização da ação pedagógica alcançada com empenho e sucesso.
Ensinar exige comprometimento (FREIRE, 2003, p.96), por isso se faz necessário que o nosso discurso de aproxime o máximo possível de nossas ações. Muitas vezes, é necessário interpretar o que se passa no espaço escolar como nossos alunos, levando em consideração uma série de fatores que não cabem a escola acatar.
Busquei trabalhar com meus alunos a pedagogia centrada na autonomia dos mesmos, trazendo experiências estimuladoras da decisão, da responsabilidade, ou seja, experiências respeitosas da liberdade. A liberdade ao ritmo de cada um. Instigando os alunos a construírem novos saberes, estimulando a curiosidade, a percepção dos fatos, das coisas, dos acontecimentos, respeitando e aproveitando as suas vivências para tornar os aprendizados significativos e prazerosos.
Para tornar esta prática efetiva em todos os momentos, precisei refletir e reavaliar a minha prática docente a cada dia, semana... Não tendo absoluta certeza de minhas próprias certezas, buscando inovar, mediar e facilitar sempre.
O período de estágio foi uma grande experiência que ficará registrada na forma de mais um aprendizado significativo.
Procurei criar para alunos as mais diversas oportunidades de aprendizado, “[...]ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE, 2003, p. 47).
Ao término deste período tenho a feliz sensação de missão cumprida com empenho, dedicação e muito esforço.

Referências:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

Nenhum comentário: