quinta-feira, 30 de setembro de 2010

II Semestre


As interdisciplinas trabalhadas neste eixo foram: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia; Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica; Fundamentos da Alfabetização; Seminário Integrador II e Infâncias de 0 a 10 anos.
Revendo minha trajetória neste curso (Pedagogia), noto o grande crescimento que obtive durante este período. Refletindo e relendo sobre as postagens realizadas em blog de aprendizagens realizadas no primeiro semestre de 2007. Vejo como aprimorei minhas produções, minhas ideias, minhas produções...
Cada interdisciplina do curso adicionou conhecimentos. A interação com os colegas, professores e tutores continuaram a propiciar muitas trocas, vários trabalhos em grupo foram realizados.
Na interdisciplina de psicologia, um dos estudos que chamou bastante minha atenção foi a entender a fase do desenvolvimento afetivo, realizamos observação de crianças em uma das fases, foi um trabalho muito interessante. Lemos bastante sobre Freud.
Na interdisciplina de Escolarização, estudamos sobre a infância, escrevemos sobre verbetes.
Na interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, aprendemos a diferenciar e a definir alfabetização letramento . Fizemos leituras de Magda Soares,Leitura do livro “Psicogênese da Língua Escrita”, Emília Ferreiro e Ana Teberosky., estudamos a diferença entre método analítico e global na alfabetização realizamos relatos de testes aplicados
De acordo com Soares (2001) “pode-se assim afirmar que, letramento é a condição de quem interage com diferentes portadores, gêneros, funções e tipos de leitura e escrita na vida.” A importância de diversificar o uso de diferentes gêneros de textos para trabalhar a leitura e a escrita em sala de aula ressalta as intenções do letramento.
Assim, o que aprendi neste eixo apliquei em minha pratica pedagógica, procurando aprimorar cada vez mais as aulas e o aprendizado dos meus alunos.

REFERÊNCIAS:

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros (texto fornecido durante o PEAD a partir da síntese dos capítulos 1 – O que é Letramento? e 2 – O que é Letramento e Alfabetização? Autêntica: Belo Horizonte, 2001

Nenhum comentário: