quinta-feira, 30 de setembro de 2010

III Semestre



Neste semestre do curso de Pedagogia à distância da UFRGS, foram trabalhadas as Interdiscplinas: Artes Visuais, Literatura Infantil e Aprendizagem, Ludicidade e Educação, Música na Escola, Seminário Integrador III e Teatro e Educação.
Na interdisciplina de Artes realizamos projeto de aprendizagem em grupo, “De onde Viemos e para onde Vamos”. Ao iniciar esta interdisciplina fiquei muito apreensiva, pois ainda tinha aquela velha concepção da educação artística que aprendi na escola, que por sinal detestava, com meus alunos sempre tentava levar atividades diferentes nesta área esta interdisciplina foi muito válida, pois trouxe novos paradigmas quanto aprendizagem das artes no âmbito escolar, aprendi e interagi com meus alunos , podendo trabalhar em sala de aula com atividade mais diversificadas.
Na interdisciplina de Literatura, trabalhamos com contos, parlendas, poesias,podendo estabelecer relações com a vivencia dos alunos.Com isso, também reavivei o gosto por trabalhar com diferentes gêneros em sala de aula e fazer com que os alunos trabalhassem os conteúdos de outra forma , fugindo do tradicional, inovando o imaginar, sonhar fez parte deste aprendizado.
Na interdisciplina de Ludicidade, trabalhamos a importância do brincar em sala de aula, o jogo de faz-de-conta infantil, a diferença entre brinquedo e brincadeira, realizamos leituras Uma experiência marcada pela ludicidade pode ser significativa, pois através do brincar podemos também aprender, aprender a enfrentar situações a elaborar estratégias, a achar soluções para os problemas que farão parte da vida adulta. Quando o indivíduo brinca relaciona-se com o mundo e com isso aprende. Com isso, percebo a importância de deixar os alunos brincaram livremente também.
Na interdisciplina de Música, pude perceber e confirmar o poder que a música exerce no nosso aprendizado.A música nós acompanha, então podemos chamá-la de companheira. E como diz o ditado “quem canta seus males espanta”. Então Música...Música...Música...
No Seminário Integrador, aprendemos a perceber sobre argumentos e vidências.
Na interdisciplina de Teatro aprendi que todas as pessoas são capazes de atuar no palco e improvisar. Aprendemos através da experiência, por isso é preciso experenciar, penetrar no ambiente envolver-se total e organicamente com ele. O talento pode ser conseguido através da prática, a arte não é um dom!
As interdisciplinas tornaram deste eixo foram muito divertida, dinâmicas e práticas.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Adorei... postagem convidativa para leitura. Vc conseguiu compartilhar o que viu e aprendeu no eixo III.