segunda-feira, 8 de novembro de 2010

VlI Semestre


O eixo VII do curso de Pedagogia EAD- UFRGS, estudei as interdisciplinas: Seminário Integrador VII, Língua brasileira de Sinais, (Libras ), Educação de Jovens e Adultos no Brasil (EJA),Didática, planejamento e avaliação e Linguagem e educação. Dentre estas destaco as que mais me marcaram neste semestre. A interdisciplinas de Libras e a da EJA.
Na interdisciplina da EJA, aprendi muito com a leitura dos textos de Marta Kohl, aprofundei bastante meus conhecimentos na parte teórica. A autora deu ênfase a vários conceitos importantes dos alunos jovens e adultos quanto as suas especificidades, para aprimorar e completar estes conhecimentos realizamos a saída de campo, fizemos pesquisas com os próprios alunos da EJA. Na qual pude evidenciar a verdadeira realidade desta modalidade.
A alfabetização de jovens e adultos, na educação popular, tem como pilar as contribuições significativas do pensamento do educador Paulo Freire. Sobre a alfabetização que liberta, propõe uma reflexão crítica da realidade, que insere o indivíduo no mundo, formando cidadãos atuantes e transformadores de mundo que os cerca.
O processo de alfabetização de jovens e adultos deve se distanciar do gesto mecânico, pois, preocupando-se apenas em desenvolver habilidades de aquisição da leitura e escrita, em desenvolver o raciocínio lógico, a memorização e os símbolos lingüísticos, nos distanciamos da construção do cidadão reflexivo e crítico.
Assim, percebi a importância que a escola tem neste sentido também ela, precisa estar preparada para atender estes alunos com metodologias adequadas específicas para um melhor aproveitamento do processo ensino-aprendizagem de acordo com a realidade dos estudantes.
A interdisciplina de Libras foi espetacular. Já havia realizado um módulo de libras a algum tempo atrás.Tinha muita curiosidade referentes de como seria ministrada esta indisciplina.a professora foi excelente aprendemos muito.
Assim, Libras é a sigla de língua brasileira de sinais que é uma das muitas línguas de sinais que o mundo possui que utilizam a modalidade visual-espacial, e não oral-auditiva como as línguas orais. Visual-espacial, pois utiliza a visão para captar a mensagem e movimentos, principalmente das mãos, para transmiti-la. Cada país possui a sua língua de sinais, e também como ocorre com outras línguas, há variação de acordo com o estado ou a localidade, introduzindo um vocabulário de acordo com a cultura de cada grupo. Foi criada na comunidade surda e passada de geração em geração. Aprender Libras exige estudo e dedicação , assim como qualquer outro aprendizado, além disso, é necessário praticar constantemente caso contrário acabamos esquecendo.
É importante ressaltar que os surdos são indivíduos como quaisquer outros, com suas individualidades, desejos, facilidades e dificuldades. Para fazer parte de uma comunidade surda, é preciso participar e se adequar a seus costumes idéias.
Gosto e me interesso em aprender mais sobre a linguagem de sinais, espero poder fazer mais módulos futuramente e estar aprimorando meus conhecimentos a respeito.
Como os demais este semestre foi muito rico em aprendizagem e em especial este foi muito bom, aprendi muito também nas outras interdisciplinas, uma complemento a outra, trabalhamos de forma integrada os assuntos.Ainda gostaria de ressaltar a importância do planejamento para o sucesso do alunos e do professor no processo de ensino aprendizagem.

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