terça-feira, 19 de outubro de 2010

VI Semestre



No eixo VI do curso de Pedagogia EAD- UFRGS, estudei as interdisciplinas: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, Filosofia da Educação, Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História,
Seminário Integrador VI. Ao concluir mais este eixo, com certeza muitas aprendizagem se realizaram e puderam acrescentar na minha atuação como docente.

Na interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II, fizemos uma retrospectiva de algumas atividades realizadas em Psicologia I, estudamos, e utilizamos como apoio o texto Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. De acordo com o conceito de ação para a Epistemologia Genética, fizemos leituras de textos de Fernando Becker, de Piaget, da professora Tânia Marques, da professora Jaqueline Picetti,entre outros. Refletir sobre na construção da moral feita pela criança é desafiador, pois modifica a visão inicial da violência e agressividade. Na maioria das vezes os alunos são somente sancionados e ponto. A escola precisa dar importância no respeito ao processo de desenvolvimento moral (heteronomia e autonomia.)
Na interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais trabalhamos e criamos um espaço chamado Dossiê de Inclusão, http://dossiedeinclusaoalinevl.pbworks.com/ onde registrei um estudo de caso. Também realizei várias leituras, assisti a vídeos. Foi uma das interdisciplinas pela qual obtive muita identificação, por trabalhar na área de educação especial com alunos com deficiência mental.
Na interdisciplina de Filosofia e Educação, realizamos trabalhos para aprender a argumenta e analisar conceitos a partir de leituras de textos. assisti o Filme: O Clube do Imperador, o qual gostaria de destacar. O filme mostra a história de um professor em uma escola tradicional. Onde o professor passa por um grande conflito moral, durante a correção das provas que classificarão três alunos para a final do concurso “Senhor Júlio César” um concurso tradicional daquela escola.
Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História, gostei muito desta interdisciplina,me fez refletir profundamente. A primeira atividade realizada tinha como titulo “eu e os outros”, tínhamos que falar de sobre nossas características físicas e psicológicas. Realizamos entrevistas com alunos. Elaboramos um mosaico étnico-racial.
No seminário integrador, continuamos com a elaboração dos P.AS elaboramos resumo de textos.
Terminei este semestre novamente com alegria por mais uma etapa concluída, onde tanto esforço para realizar as atividades foram necessários. E com a felicidade de ter podido aprender mais, aprimorando assim minha bagagem de conhecimentos.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Aline querida

Gostei de sua postagem, vc consegue escrever sobre suas aprendizagens retomando os conhecimentos construidos. Parabéns