terça-feira, 19 de outubro de 2010

IV Semestre



Durante este semestre do curso de Pedagogia à Distância da UFRGS, desenvolvemos atividades realizadas nas Interdisciplinas: Representação do Mundo pela Matemática, Representação do Mundo pelas Ciências, Representação do Mundo pelos Estudos Sociais e Seminário Integrador IV.
Na interdisciplina de matemática tivemos como ambiente virtual um wiki individual e um coletivo, onde postamos nossos trabalhos. Foram inúmeros trabalhos realizados passando de um total de vinte. Os principais conteúdos desenvolvidos foram jogos, classificação, seriação, números e operações forma e espaço. Vimos a importância do trabalho com o uso de materiais concretos. Realizamos tarefas sobre frações, geometria gráficos, procurando atividades que envolvem jogos para desenvolver os conteúdos trabalhados.
Na interdisciplina de Ciências, realizamos várias atividades na práticas com as crianças. Atividade sobre as sombras, também foi muito interessante, pois os alunos trouxeram vários exemplos de suas vivências para compartilhar em grande grupo. Gostei muito de ter assistido o vídeo balance
Na interdisciplina Estudos Sociais, iniciamos fazendo uma reflexão sobre como foi o nosso aprendizado enquanto estudantes em Estudos Socias na escola.
Vejo que pouco se pensava no aluno e na sua realidade, na sua bagagem como indivíduo inserido em contexto histórico, que ocupa um espaço em uma sociedade, que faz parte de uma história. Com certeza não havia um planejamento, as aulas seguiam as páginas do livro. Fiquei pensando o que de minha experiência como aluna seria positiva e o que trouxe para a docência desta etapa e percebo que foi pouca a coisa, pois não tínhamos nada de prazeroso, de novo era sempre o nosso amigo livro.
O planejamento é necessário o guia norteador, dele parte todas as questões que seguem no dia-a-dia de nossa aula, na realidade de nossos alunos. Então, como professora, educadora preocupo-me em trazer meus alunos para a realidade, formar cidadão crítico e atuantes, questionadores, curiosos, observadores de sua própria realidade trabalhando com temas atuais e recentes, o jornal é uma fonte que nos traz uma rica e inesgotável possibilidades de trabalhos informações das quais podemos explorar: localização, tempo e espaço enfim podemos trabalhar história e geografia com uma simples notícia.
Em Seminário Integrador, trabalhamos sobre a importância da realização de perguntas.
Foi mais semestre de crescimento pessoal e profissional, e também de muitos desafios.

Um comentário:

Patricia Grasel disse...

Aline querida

Boa postagem. Gostei de saber sobre suas aprendizagens nas interdisciplinas no eixo IV. Bjo